A Vigília de Hero - Manuel Bandeira

domingo, 18 de agosto de 2013


Hoje vou publicar uma das minhas poesias preferidas, de um autor que adoro. Além de linda, é baseada numa história da mitologia grega, se quiser saber um pouco mais é só acessar aqui





A VIGÍLIA DE HERO
(Manuel Bandeira)


Tu amarás outras mulheres
E tu me esquecerás!
É tão cruel, mas é a vida. E no entanto
Alguma coisa em ti pertence-me!
Em mim alguma coisa és tu.
O lado espiritual do nosso amor
Nos marcou para sempre.
Oh, vem em pensamento nos meus braços!
Que eu te afeiçoe e acaricie...

Não sei por que te falo assim de coisas que não são.
Esta noite, de súbito, um aperto
De coração tão vivo e lancinante
Tive ao pensar numa separação!
Não sei que tenho, tão ansiosa e sem motivo.
Queria ver-te... estar ao pé de ti...
Cruel volúpia e profunda ternura dilaceram-me.

É como uma corrida, em minhas veias,
De fúrias e de santas para a ponta dos meus dedos
Que queriam tomar tua cabeça amada,
Afagar tua fronte e teus cabelos,
Prender-te a mim por que jamais tu me escapasses!

Oh, quisera não ser tão voluptuosa!
E todavia
Quanta delícia ao nosso amor traz a volúpia!
Mas faz sofrer... inquieta...
Ah, como poderei contentá-la, jamais!
Quisera calmá-la na música... Ouvir muito, ouvir muito...
Sinto-me terna... e sou cruel e melancólica!

Possui-me como sou na ampla noite pressaga!
Sente o inefável! Guarda apenas a ventura
Do meu desejo ardendo a sós
Na treva imensa... Ah, se eu ouvisse a tua voz!



(Do livro Estrela da Vida Inteira, de Manuel Bandeira, editora Nova Fronteira)



4 comentários:

  1. Adorei a poesia, ótimo post e ótimo blog :D
    Beijos,
    http://luaemfases.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, está poesia é muito bela.

    Lápis,Papel e História

    ResponderExcluir
  3. Amei o post, muito bonito, seguindo...
    http://jeitinhonosso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa do Bandeira e gostei muito, principalmente a prim. estrofe <3

    Con amore, Donna

    ResponderExcluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!